terça-feira, 22 de março de 2011

Vegetarianismo

Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo. É um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal.
Pierre Weil

A dieta vegetariana vem conscientizando cada vez mais a população mundial. Temos diversos fatores para mudar nossa dieta, que costumeiramente é baseada em consumir alimentos de origem animal. O ato de matar os animais para os transformar em carne destinada a alimentar humanos esconde uma sucessão de etapas da mais pura violência, contra sua natureza, contra a natureza do ambiente natural nas regiões onde se instalam os grandes 'frigoríficos', e contra a saúde física e moral dos seres humanos.

Começando pela saúde, existem diversos estudos que comprovam que o uso de hormônios usados nos animais para que engordem, para que produzam mais ovos e leite, provocam grande crescimento no risco de doenças cardíacas e câncer.
Em questão ambiental, pode-se observar que são necessários muito mais recursos na criação dos animais, como a água, energia e tempo, do que para alimentar o homem com produtos de origem vegetal. Para produzir 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (incluindo a rega das plantas, a higiene do animal, etc); para produzir 1kg de soja são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%. Em todo o mundo, o gado consome uma quantidade de alimento equivalente às necessidades calóricas de 8,7 bilhões de pessoas - mais do que toda a população humana do planeta.
Ser vegetariano pelos animais, tem como base a relação homem x animal. O homem não é superior a nenhum outro ser, visto que o ser humano não depende do consumo animal para sobreviver. Durante a criação dos animais para abate, observamos maus tratos e crueldade desde o nascimento do animal e a maneira como é criado (muitas vezes em pequenos espaços sem luz e comida digna).
O homem não foi feito para o consumo da carne, uma vez que seu intestino mede 12 vezes o tamanho de nossos torsos (cerca de 9 metros). Isso permite uma lenta absorção dos açúcares e outros nutrientes ligados à água das frutas. O trato digestivo de um carnívoro é só 3 vezes o tamanho de seu torso.
Para mudarmos a uma dieta vegetariana, temos muitos motivos, tanto pela saúde, pelos animais, pelo meio ambiente. Cabe ao homem observar que suas necessidades não dependem de outro ser vivo, e além de destruir a si mesmo, estamos destruindo o planeta e seu meio ambiente.
Já não há como sustentar uma ética para defender exclusivamente os interesses humanos, enquanto outra ética procura a defesa dos animais, e ainda uma terceira a defesa da vida ambiental. A ética deve ser uma única, e o princípio que a rege, o mesmo para definir o que é bom para os seres humanos, para os animais e para as demais formas de vida.

Por Francine Castro

Visite o site: http://www.sejavegetariano.com.br/

Um comentário:

  1. Olá Francine!
    Em primeiro lugar venho te agradecer por seguir meu blog. Quero te dizer também que achei muitop intyeressante o teu post a respeito do vegetarianismo. Sou vegetariana (vegana) por amor aos animais, mas o meu lado ambientalista também pesa.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir