quinta-feira, 17 de março de 2011

Coleta seletiva na cidade de São Paulo.


Clique na Imagem para ampliar.


A coleta seletiva é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento e tem um papel importantíssimo na sociedade, pois como sabemos, grande parte dos aterros sanitários e lixões estão cada vez mais lotados. Se podemos reciclar, porque jogar o lixo útil em um aterro comum? Para minha surpresa, a cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, ainda não participa ativamente da reciclagem de materiais. Não existem campanhas da Prefeitura sobre coleta seletiva e pouquíssimas pessoas recebem informações corretas em como separar e administrar o lixo reciclável, sendo que São Paulo gera entre 1,1 milhão e 1,3 milhão de toneladas lixo reciclável por ano. Além disso, 48% da cidade não conta com caminhões de coleta seletiva, o que representa cerca de 5,4 milhões de pessoas jogando seu lixo útil, no comum. Como não há informação o suficiente, poucos sabem que existem postos de coleta reciclável, o que significa que esses moradores teriam que levar o seu lixo até o lugar determinado.
A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos foi regulamentada no final do ano passado, e obriga todos os municípios a fazerem coleta seletiva nos próximos quatro anos. Depois desse período, quem não separar lixo seco do orgânico vai ser multado em até R$ 500. As cidades que não fizeram a coleta seletiva podem sofrer multas de até R$ 10 milhões.

Procure saber se em sua cidade existe algum programa de Coleta Seletiva, e participe!

Por Francine Castro

Um comentário:

  1. Oi Frann!

    Parabéns pelo blog! Ta d+!
    Aqui vai uma sugestão de um site muito bom! É uma revista digital de Meio Ambiente e Desenvolvimento! Não sei se vc já conhece, mas ai vai:
    http://www.envolverde.com.br/

    Beijo
    Julia

    ResponderExcluir