sexta-feira, 1 de abril de 2011

Panfletos de Rua



Uma das formas mais antigas e obsoletas de Publicidade, a panfletagem comercial, é um dos meios mais usados pelas Empresas no Brasil, observando as grandes cidades, em plena extensão imobiliária e comercial, e é uma das maneiras mais ineficientes que podem ser utilizadas, visando os 3 tripés da Sustentabilidade: Social, Econômico e Ambiental.

O lado social da panfletagem, é um dos mais desumanos, pois faz com que os 'empregados' trabalhem por dezenas de horas, recebendo diárias baixíssimas embaixo de sol, sem registros e benefícios. Claro que deve-se observar a necessidade de cada pessoa para se sujeitar a tal meio de trabalho, porém, se as mega-agências de publicidade regulamentassem e registrassem tais funcionários, tudo seria diferente.

Em questão econômica, observamos que os panfletos são jogados fora, sem que a pessoa preste atenção ao que recebeu. Pouquíssimas vezes, o local é escolhido estratégicamente. Perguntam apenas: "-Qual o semáfaro mais movimentado?", e partem para a entrega, sem escolha de público-alvo. Sem contar também, que o "Retorno sobre o investimento" é baixíssimo.

O lado ambiental, é um dos mais desfavorecidos, uma vez que a emissão de CO2 em todas as etapas da produção do papel, é muito grande, além de grande acúmulo de lixo nas ruas, entupimento de bueiros (o que muitas vezes contribui para enchentes) e poluição dos cursos de água. Estamos na "Era Digital", e a estratégia de propaganda usada digitalmente, é muito mais eficiente do que a entrega de panfletos nas ruas. Difícil acreditar, que as empresas ainda não tenham observado uma nova maneira para fazer suas propagandas.


Visando toda a sustentabilidade, o hábito correto seria não receber mais panfletos, enfraquecendo tal prática, para que as empresas observem que muitas vezes o consumidor passa mais tempo em frente ao computador, do que dentro do carro.

Pense-nisso!


Por Francine Castro

3 comentários:

  1. Eu odeio essa de panfleto. Sinceramente, não acho que atinja os consumidores com esse tipo de publicidade, principalmente se tratando daqueles panfletos de supermercado, que eles insistem em colocar no seu portão. Eu fico puta! Aquilo suja, se cair água vira uma meleca e esses caras que entregam, é um mais porco que o outro. Fazem de tudo para se livrar do panfleto, não importando se vai sujar a sua casa ou a rua.
    Tenso. Devia ser proibido. Ou pelo menos de papel reciclado, poxa.
    Beijo, Fran!

    ResponderExcluir
  2. não sou contra panfletos, desde quebem utilizados e baseados em plano de mkt eficiente e comseu publico bem definido, vale lembrar que é de responsabilidade do anunciante a captação dos panfletos jogados na rua, estando sujeito a multas e bla bla bla........ mas nao eh isso o q acontece......

    ResponderExcluir
  3. Seguindo :)

    se puder retribuir, ficarei grata!

    www.medicinepractises.blogspot.com


    By, Nathacha

    ResponderExcluir